Lesões nos joelhos: quais são e como tratar

Os joelhos são articulações bem complexas: eles têm a função de suportar todo o peso corporal e dar estabilidade, proporcionando, ao mesmo tempo, flexibilidade e liberdade ao movimento.

Principalmente durante atividades recreativas ou esportivas, eles são propensos a sofrer traumas diretos (contusões) e entorses (geralmente ocorridas em movimentação brusca). A sobrecarga e a idade avançada também são fatores de risco, causando desgastes (lesões degenerativas).

Lesões nos joelhos podem provocar dor (desconforto e dificuldade na movimentação), rigidez, instabilidade, diminuição de força e inchaço, comprometendo sua estrutura e função e prejudicando seriamente a qualidade de vida.

As lesões mais comuns nos joelhos

  • Lesões nos ligamentos: Existem quatro ligamentos no joelho, que funcionam como estabilizadores da articulação, impedindo o deslocamento anormal entre os ossos.

  • Lesão no Ligamento Colateral Medial é a mais comum e geralmente ocorre em pancadas, com hemartrose (derrame de sangue dentro da articulação).

  • Lesão do Ligamento Colateral Lateral é menos comum que a medial, mas normalmente é mais grave e compromete outros ligamentos e meniscos.

  • Lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) geralmente ocorre quando há uma torção do joelho com o pé fixo no chão, acompanhada de um estalo, e impede de imediato qualquer movimentação do joelho. Pode ocasionar lesões secundárias no menisco e na cartilagem, gerando, inclusive, uma artrose.

  • Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é resultado de queda ou outro trauma direto.

  • Tendinite: Tendões são estruturas fibrosas à base de colágeno que unem o músculo ao osso, responsáveis por movimentar a articulação. Os principais são o tendão patelar, quadricipital e os da pata de ganso. A tendinite é um processo inflamatório que atinge os tendões, consequência do excesso de uso de um músculo por tempo prolongado, por carga exagerada ou por desgaste progressivo da articulação.

  • Condromalácea Patelar: A patela é um osso que se articula com o fêmur no movimento de flexão e extensão do joelho, protegendo suas estruturas. Flexões frequentes, com aumento de fricção, associadas ou não a problemas de origem anatômica, propiciam o aparecimento da condromalácea patelar, uma lesão crônica degenerativa que provoca desgaste da articulação. Também conhecida como síndrome patelo-femural ou ‘joelho de corredor’, é mais comum entre mulheres.

  • Lesões no menisco: Existem dois meniscos no joelho (o medial e o lateral), estruturas fibrocartilaginosas semicirculares que amortecem o impacto, distribuem a carga e diminuem a pressão sobre a cartilagem que recobre os ossos. As lesões no menisco podem ter causa degenerativa (desgaste progressivo, comum em pacientes acima de 40 anos) ou traumática (entorses durante atividades físicas)

.

  • Sinovite (‘Água no joelho’): A membrana sinovial é responsável pela produção e absorção do líquido sinovial, um gel viscoso que lubrifica as articulações e evita o atrito entre elas. Trauma direto, uso excessivo da articulação, infecções ou doenças reumáticas provocam a inflamação desta membrana, causando a sinovite, o que provoca o acúmulo de líquido no joelho e edema.

Como é feito o diagnóstico

Se você sente dor nos joelhos ou sofreu algum trauma ou entorse, é importante se consultar com um médico ortopedista.

O médico avalia o histórico e as queixas do paciente e realiza o exame físico detalhado. A suspeita clínica da lesão pode ser confirmada através de exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia (US) e ressonância nuclear magnética (RNM), ou através de artroscopia do joelho, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que possibilita um diagnóstico mais preciso do que está ocorrendo no interior da articulação e permite certas intervenções terapêuticas.

Como é feito o tratamento

Dependendo da extensão e gravidade do caso de cada paciente, o tratamento pode ser conservador (tratamento não-invasivo) ou cirúrgico.

O médico pode indicar o uso de medicações analgésicas e antiinflamatórias, repouso e aplicação de compressa de gelo. Também podem ser recomendadas sessões de fisioterapia para fortalecimento dos músculos do joelho, controle da dor e edema, correção biomecânica e estabilidade de movimentos e prevenção de futuras lesões.

Na Ortopedia Durigan, contamos com especialistas aptos a realizar o diagnóstico e indicar a melhor estratégia para o tratamento, além de passar informações importantes de como prevenir o agravamento ou a recorrência do problema.

Cuidar faz parte do tratamento.

Dr. Daniel Akira Sadatsune

CRM 135.756 TEOT 12.686

Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Especialista em Cirurgia do Trauma Ortopédico, Reconstrução e Regeneração óssea

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Dr. Marcos B. Mestriner

CRM 136.031 TEOT 12.929

Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Convidado do Programa Bem-Estar da Rede Globo em 2015

Chefe de subgrupo do Trauma Ortopédico na Santa Casa de São Paulo

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Agende uma consulta

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585