Malformações e lesões nos pés: quais são e como tratar

Os pés são fundamentais para o nosso dia a dia: sustentam nosso corpo, possibilitando que fiquemos em pé, e contribuem para a execução de movimentos, como andar, correr e fazer atividades físicas. O peso do corpo deve ser distribuído equilibradamente sobre eles.

Alguns bebês nascem com malformações nos pés que, muitas vezes, são identificadas ainda durante a gravidez. O ideal é que o cuidado seja iniciado logo nas primeiras semanas após o nascimento, para não prejudicar o desenvolvimento da criança.

Outras pessoas desenvolvem lesões nos pés ao longo da vida, que provocam dores e dificuldades de movimento e prejudicam significativamente sua qualidade de vida.

As malformações mais comuns nos pés

  • Pé Plano ou Chato: A planta do pé toca o chão quase por inteiro, com deficiência na assimilação de impactos. Isso provoca dor no tornozelo e joelho, favorecendo o desenvolvimento de joanetes e de fascite plantar.

  • Pé Cavo: A planta do pé apresenta um arco bem acentuado e curvado, tocando minimamente o solo, o que provoca dores no calcanhar.

Nos dois casos, pode ser indicado o tratamento fisioterapêutico, com exercícios para estimular a musculatura e melhorar a mobilidade dos pés, além da utilização de palmilhas especiais ou bandagens, que redistribuem a pressão e amenizam as dores.

  • Pé torto congênito: Um ou os dois pés se desenvolvem virados para dentro. Pode causar dores nas pernas e perda de força nos músculos das pernas e dos pés, além de prejudicar o desenvolvimento neuromotor, o equilíbrio e a marcha da criança. O tratamento envolve a colocação semanal de gesso e o uso de botas ortopédicas.

As lesões mais comuns nos pés

  • Hálux valgo (Joanete): É uma alteração anatômica progressiva, caracterizada pelo desvio lateral da articulação do dedão do pé, que provoca dor. Não tem causa definida e é hereditária. A correção pode ser feita com a utilização de calçados adequados ao perfil dos pés, que não causem área de pressão localizada e que também não forcem o desvio do hálux (o que acontece com sapatos de bico fino). Pode ser indicado também o uso de separadores de dedos e tratamento fisioterapêutico especializado.

  • Fascite Plantar: É uma inflamação do tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos devido a estresse excessivo na região. e pode ser tratada por meio de fisioterapia e medicações.

  • Artrite reumatoide: É uma doença inflamatória e autoimune que afeta seriamente as pequenas articulações. Causa inchaço doloroso, que pode se agravar. Ainda não tem cura, mas pode ser controlada com tratamentos e medicações que visam melhorar a qualidade de vida do paciente.

  • Pé diabético: É uma complicação causada pela Diabetes Mellitus (tipo 1 e 2) e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada no pé ocasiona uma úlcera (ferida). É causada pela deficiência na circulação sanguínea, devido a níveis de glicemia inadequados. Em casos graves, pode levar à amputação do membro atingido. O tratamento é multidisciplinar, avaliando a circulação dos membros inferiores e os ossos dos pés e tratando machucados que possam ser entrada para uma infecção.

Em todos os casos, quando não se obtém resultados satisfatórios com o tratamento clínico, podem ser necessárias cirurgias.

Na Ortopedia Durigan, estamos aptos a realizar o diagnóstico e indicar a melhor estratégia para o tratamento, tanto para malformações quanto para lesões nos pés.

Cuidar faz parte do tratamento.

Dr. Gabriel Ferraz

CRM 151.687 TEOT 14.542

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Mestrando em Ciências da Saúde pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo

Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

Agende uma consulta

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585