Estudo inédito mapeia lesões dos jogadores brasileiros de futebol

Um estudo inédito divulgado agora em Maio, realizado pelo departamento médico da Confederação Brasileira de Futebol, mapeou todas as lesões sofridas pelos atletas ao longo do Campeonato Brasileiro da séria A de 2016.

Os atletas dos 20 clubes tiveram 299 lesões no decorrer dos 380 jogos do campeonato, uma média de oito por rodada. A coxa foi a parte do corpo mais afetada, com 42,4% do total de lesões, sendo a maior parte delas muscular. Cabeça e joelho vêm na sequência, cada parte com 9% das lesões.

Leia mais em: Dados mostram raio-x de lesões no Brasileirão

Embora a lesão nos joelhos não seja o principal vilão entre os jogadores profissionais de futebol, o esporte favorito dos brasileiros é o que mais provoca lesões no joelho.

O futebol e os joelhos

Jogadores amadores, que praticam a atividade de final de semana nas ruas, quadras ou campos, devem ficar atentos aos joelhos durante a prática do esporte – principalmente porque o mau condicionamento físico e falta de estrutura corporal são fatores importantes para o surgimento de problemas ligamentares.

Os joelhos são articulações complexas que suportam todo o peso corporal, dando estabilidade e, ao mesmo tempo, proporcionando flexibilidade e liberdade ao movimento. Os ligamentos no joelho funcionam como estabilizadores da articulação, evitando o deslocamento anormal entre os ossos. Como, durante a partida, os jogadores fazem movimentos inesperados o tempo todo, muitas vezes excedem os limites das articulações e dos músculos, causando lesões.

E lesões nos joelhos podem ser graves. Os movimentos de rotação podem causar entorses com rompimento total ou parcial do ligamento; os mais atingidos são o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM). Também são comuns danos ao menisco.

Como é feito o tratamento

Se há dores e inchaço em todo o joelho, dificuldade ao caminhar, instabilidade na articulação, sensação de que o membro irá ceder e se houve estalido na hora do impacto, é preciso procurar um ortopedista especialista em joelho, para diagnosticar e tratar corretamente o problema e evitar complicações.

O médico poderá indicar repouso, uso de compressas de gelo, uso de medicamentos específicos e sessões de fisioterapia, buscando relaxamento muscular, ganho da amplitude de movimento, fortalecimento muscular e equilíbrio. Dependendo da gravidade, pode ser necessária, inclusive, reconstrução cirúrgica.

Como prevenir

Antes do jogo, é importante fazer aquecimento com trote ou corrida, usar equipamentos de proteção e calçado adequado. É fundamental manter um bom condicionamento físico, alimentação adequada e reforço muscular. Com essas medidas, é menor a chance de se romper um ligamento por causa “atraumática”, ou seja, sem contato.

Dr. Daniel Akira Sadatsune

CRM 135.756 TEOT 12.686

Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Especialista em Cirurgia do Trauma Ortopédico, Reconstrução e Regeneração óssea

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Dr. Marcos B. Mestriner

CRM 136.031 TEOT 12.929

Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Convidado do Programa Bem-Estar da Rede Globo em 2015

Chefe de subgrupo do Trauma Ortopédico na Santa Casa de São Paulo

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Agende uma consulta

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585