Tudo sobre o Cotovelo de Tenista

A Epicondilite Lateral do cotovelo, também conhecida como “Cotovelo do Tenista”, é uma condição inflamatória que ocorre quando os tendões desta região ficam sobrecarregados, por conta de movimentos repetitivos que causam encurtamento da musculatura do antebraço.

Além dos jogadores de tênis, pessoas cujas funções diárias requerem esforço repetitivo, como o uso contínuo do computador, também podem apresentar o quadro doloroso.

A lesão causa dor principalmente na parte óssea externa do cotovelo e pode se espalhar pelo antebraço e punho. Pode provocar também franqueza, tornando difícil a execução de tarefas simples como apertar as mãos, agarrar um objeto ou escrever.

Para um diagnóstico completo, é necessária a avaliação clínica detalhada do paciente por um ortopedista especialista em ombro e cotovelo, podendo ser necessários exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética, para descartar outros problemas que apresentem sintomas semelhantes.

O tratamento da lesão pode ser feito com uso de gelo, medicações analgésicas, anti-inflamatórias e fisioterapia, para diminuição da dor e da sobrecarga. A utilização de órteses para o punho ou de cintas na região do cotovelo também podem ajudar na diminuição da tensão local.

Grande parte dos casos pode ser tratada sem necessidade de um procedimento cirúrgico. No entanto, dependendo do quadro, a cirurgia pode ser indicada, sendo realizada através da artroscopia.

Para prevenção dessa lesão é recomendada a melhora da postura durante atividades no computador com apoio completo do antebraço na mesa e o uso de suportes para teclado e mouse, bem como alongamentos ao longo do dia. Para os tenistas, indica-se atenção à técnica aplicada no esporte para evitar sobrecargas. Além disso, podem ser benéficos exercícios para alongar e fortalecer os músculos, especialmente os do antebraço.

Na Ortopedia Durigan, o ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo poderá fazer o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Cuidar faz parte do tratamento.

Dr. Vitor Schneider Chadud

CRM 140.105 TEOT 13.476

Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo

Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes - SP

Agende uma consulta

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema