Cirurgias ortopédicas são cada vez menos invasivas

A Ortopedia conta cada vez mais com inovações e técnicas sofisticadas para realização de procedimentos e intervenções cirúrgicas com o mínimo de agressão a tecidos e órgãos. Com isso, há um menor comprometimento das funções, com diminuição do sangramento, da dor e de complicações pós-operatórias, o que permite uma recuperação mais rápida.


Cirurgias convencionais do joelho e ombro, por exemplo, podem exigir um corte de aproximadamente 8 centímetros. Já com a artroscopia, procedimento que permite ver e manipular a articulação por vídeo, a cirurgia pode ser realizada com duas incisões de apenas 7 milímetros. Cirurgias de mão e pé também já contam com o auxilio da artroscopia.

Alguns tipos de cirurgias para correção de fraturas e sequelas, inclusive em ossos grandes como o fêmur, também podem ser feitas com cortes reduzidos.


Nos tratamentos da coluna, procedimentos rápidos e indolores como infiltrações e bloqueios de raiz nervosa podem amenizar dores e limitações de movimento. Na necessidade de cirurgia, a endoscopia permite que musculatura em torno da coluna seja discretamente mobilizada, muito diferente do que acontece em cirurgias convencionais.


Em meio a toda evolução técnica, porém, é preciso encontrar o equilíbrio entre riscos e benefícios de cada procedimento. As cirurgias minimamente invasivas podem não ser indicadas quando há a necessidade de grandes alterações na estrutura dos ossos ou de posicionamento de algumas próteses.


Nestes casos, mesmo não sendo minimamente invasiva, a cirurgia pode ser minimamente agressiva, ou seja, os tecidos podem ser mobilizados de forma delicada e cuidadosa, reduzindo a agressão ao organismo e favorecendo a recuperação.


O sucesso de qualquer procedimento cirúrgico ortopédico depende dos equipamentos disponíveis e da qualificação dos profissionais envolvidos. Na Ortopedia Durigan, contamos com especialistas em cada área da ortopedia, que acreditam que cuidar do paciente faz parte do tratamento.


Cuidar faz parte do tratamento.


Dr. Jorge Rafael Durigan

CRM 121.245 TEOT 11.585

Especialista em Cirurgia do Trauma Ortopédico, Reconstrução e Regeneração óssea

Assistente do Grupo de Trauma Ortopédico da Santa Casa de São Paulo

Membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Formado pela Faculdade de Medicina de Marília

Agende uma consulta


Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema