Fasceite Plantar: por que ocorre

A Fasceite (ou Fascite) Plantar é uma das patologias mais comuns que acometem o pé. Ocorre quando a fáscia plantar está em processo inflamatório.

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo, firme e fibroso, que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé, mantendo o arco plantar. Ela se inflama quando há um estresse excessivo nessa região ou mau amortecimento de impacto, sobrecarregando a estrutura e causando uma lesão de esforço repetitivo.

Causa fortes dores no pé logo ao acordar, ao sair da cama e dar os primeiros passos. A dor piora pela manhã durante o caminhar. Também pode ocorrer inchaço no local. Dificulta o movimento de dorsiflexão do pé, ou seja, elevar o pé em direção à canela.

A fascite plantar está associada à obesidade e sedentarismo. Ficar em pé por longos períodos e ter pés planos ou cavos também são fatores importantes.

Outros fatores são corrida excessiva, presença de distúrbio de pisada durante a prática esportiva, diferença de comprimento das pernas, encurtamento do tendão de Aquiles, bem como o uso de calçados impróprios. Pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar.

A maioria dos casos de fascite plantar melhora com o tempo e responde bem ao tratamento conservador.

Dr. Gabriel Ferraz

Ortopedista CRM 151.687 TEOT 14.542

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

​Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé)

Mestrando em Ciências da Saúde pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo

Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema