Problemas nas mãos na Era Digital

Usar o celular, tablet e computador o tempo todo para trabalhar, navegar na internet e trocar mensagens e e-mails faz parte da rotina de muitas pessoas.


Contudo, isso tem sobrecarregado as mãos e punhos, podendo provocar uma série de lesões nos tendões, nervos e ligamentos.


A flexo-extensão constante do punho, comum a quem digita em computadores, pode provocar tendinite, além do aumento da pressão dentro do túnel do carpo, lesionando o nervo mediano e causando a Síndrome do Túnel do Carpo - quadro que provoca dor, formigamento e perda da força nos dedos e nas mãos acometidas.


Em celulares, os polegares são os mais afetados, pois precisam fazer repetições constantes de pequenos movimentos, o que pode provocar inicialmente uma dor muscular e evoluir para um quadro de inflamação da articulação (artrite) ou do tendão (tendinite).


Para evitar lesões, é importante fazer pausas ao longo do dia. Alguns exercícios simples de alongamento dos dedos e dos punhos podem ajudar. Manter a postura correta, com costas e pés bem apoiados e punhos levemente suspensos, também é fundamental.


Se você sentir desconforto nas mãos, procure a Ortopedia Durigan para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Cuidar faz parte do tratamento.


Cuidar faz parte do tratamento.



Dra. Clarissa Pereira Ianoni Durigan

Ortopedida CRM 131.297 TEOT 12.449

Médica Especialista em Microcirurgia e Cirurgia de mão

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

Formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema