Ressonância magnética é sempre necessária?

A investigação clínica é uma parte fundamental da medicina. A partir do exame físico, o ortopedista pode avaliar se alterações anatômicas estão ou não causando alterações funcionais importantes no paciente, sendo o ponto de partida para a definição do melhor tratamento para cada caso.


As informações obtidas pelo médico neste contato cuidadoso com o paciente muitas vezes são mais importantes do que a imagem da ressonância magnética. Esta deve complementar a avaliação clínica, quando necessária, e nunca substitui-la.


Existem algumas alterações ortopédicas que poderiam até ser sinalizadas em exames de ressonância, mas não significar problemas graves. É o caso de desgastes próprios da idade, principalmente após os 40 anos, resultado do envelhecimento natural de tecidos. Um exemplo é a degeneração no disco vertebral da coluna, que pode existir, mas não representar problema algum.


Em casos de lesões musculares, a ressonância também pode não ser a melhor alternativa, pois é um exame estático. Na maioria das vezes, o melhor é fazer o exame de ultrassonografia, principalmente em lesões em fase de tratamento, pois possibilita avaliar a recuperação do tecido muscular de forma dinâmica.

Exames de ressonância magnética também não são indicados no período após 2 anos de uma cirurgia, pois as imagens podem dar uma falsa impressão de que surgiram novas lesões no local, quando na verdade são apenas os tecidos que naturalmente foram mexidos durante a cirurgia e que estão se recuperando.


Na Ortopedia Durigan, sabemos que a ressonância magnética é um excelente exame em caso de lesões ortopédicas, mas nós valorizamos a avaliação clínica. Somente após um exame clínico minucioso é que o especialista irá indicar exames de imagem, se forem realmente necessários, definindo se é ressonância, RX, ultrassom, entre outros. Essa é a nossa forma de tratar o paciente.


Dr. Daniel Akira Sadatsune

Ortopedista CRM 135.756 TEOT 12.686

Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Especialista em Cirurgia do Trauma Ortopédico, Reconstrução e Regeneração óssea

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585