Gelo ou compressa quente?

Nas atividades do dia a dia e em atividades esportivas, é bastante comum que aconteçam lesões ortopédicas. Todo mundo já sofreu uma queda ou um impacto, bateu a cabeça ou a canela, prendeu o dedo na gaveta ou torceu o pé. Colocar gelo no local é um método simples e muito popular para amenizar a dor, inchaço ou vermelhidão, mas que para ser efetivo deve ser usado nas situações certas.



O gelo deve ser usado quando ocorre inflamação ou imediatamente após um trauma local. O frio tem ação vasoconstritora, ou seja, reduz a circulação sanguínea no local, o que diminui a sensação de dor (efeito analgésico) e o inchaço (efeito anti-inflamatório), além de limitar a extensão da lesão. Deve ser usado com cuidado em regiões sensíveis, como as extremidades dos dedos, nariz e orelhas, e em superfícies muito vascularizadas, como o lado de dentro do cotovelo ou o lado de fora do joelho, para não agredir a pele e provocar queimaduras locais.


Se a lesão é muscular e principalmente em dores mais crônicas, como dor nas costas e torcicolos, a compressa quente é mais indicada. O calor ajuda no relaxamento muscular pois tem ação vasodilatadora, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação da musculatura e promovendo conforto e alívio. Não deve ser utilizado sobre hemorragias (sangramentos) ou hematomas.


Se após os primeiros cuidados a dor e o inchaço persistirem, procure um médico ortopedista para fazer a avaliação do quadro e indicar o melhor tratamento.


Dr. Marcos B. Mestriner

Ortopedista CRM 136.031 TEOT 12.929


Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Chefe de subgrupo do Trauma Ortopédico na Santa Casa de São Paulo

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585