Sentir dor não é normal

Você costuma sentir dor nas costas com frequência? Ou então sente dores nas articulações sem motivo aparente? Saiba que isso não deve ser visto como normal.


A IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor) define dor como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial.


A dor aguda (mais repentina e pontual) é a forma que nosso corpo usa para nos sinalizar que algo está fora do equilíbrio e precisa de atenção imediata – estiramento de ligamentos, luxação de articulações ou inflamação de tendões podem provocar este tipo de dor.



A dor crônica (mais persistente, podendo ser contínua ou intermitente), por sua vez, persiste além do ponto esperado para que a cura acontecesse, sendo sinal de algum problema no sistema nervoso central, ou de que a doença inicial não foi curada. Dor lombar, artrite e danos nos nervos podem causar tensão muscular e dificuldade de movimentação, afetando inclusive o estado emocional das pessoas. Dor crônica nem sempre tem uma causa física óbvia.


É importante observar a frequência e a intensidade da dor. A percepção da dor tem relação com mecanismos complexos do sistema nervoso, tanto físicos quanto emocionais.


Na Ortopedia Durigan, você pode contar com o acompanhamento de um médico especialista que pode ajudar a identificar o motivo da sua dor e indicar os melhores procedimentos para tratamento, esclarecendo os riscos e benefícios de cada um.


Na Durigan, cuidar faz parte do tratamento.


Dr. Lucas Moysés Pedro

CRM 141.053 TEOT 14.321

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

MBA em Administração Hospitalar pela Faculdade Getúlio Vargas - SP​

Formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema