Consequências de fraturas nos pés

Meses antes da Copa do Mundo de 2018, o jogador Neymar Jr. sofreu uma fratura incompleta (popularmente chamada de fissura, pois não afetou o osso na sua totalidade) no quinto metatarso do pé direito, durante um jogo no campeonato europeu. A maioria das fraturas deste tipo é tratada de maneira conservadora, ou seja, não cirúrgica. O pé é imobilizado e o osso se regenera naturalmente, com consolidação completa em até dois meses. Após o período de imobilização, é feito um trabalho fisioterápico para não haver perda da mobilidade do tornozelo e reforçar a musculatura da panturrilha, com uso de muletas para controle da descarga de peso sobre o pé.

No caso do Neymar, os médicos ortopedistas optaram pela cirurgia, com colocação de um pino metálico associado a um enxerto ósseo na altura da lesão. O atacante Gabriel Jesus passou pela mesma cirurgia, no mesmo osso, um ano antes e retornou aos campos aos poucos. Mas demorou a readquirir o mesmo ritmo anterior, e por pelo menos três meses alternou entre bons e maus desempenhos nas partidas, o que é normal para quem sofreu uma operação deste tipo.

Fraturas nos ossos dos pés precisam de atenção imediata. Elas podem acontecer por traumas (acidentes, pancadas em objetos ou queda de objetos pesados sobre o pé), torção do pé, excesso de movimentos repetitivos e sobrecarga. Apresentam como sintomas inchaço intenso do dorso do pé, hematomas, dor, dificuldade para andar ou até impossibilidade de apoiar o pé no chão.

Quando não diagnosticadas ou tratadas da maneira correta, fraturas nos pés podem causar sequelas que provocam incapacidade na realização normal dos movimentos.

Dr. Gabriel Ferraz

Ortopedista CRM 151.687 TEOT 14.542

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

​Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé)

Mestrando em Ciências da Saúde pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo

Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

Tags:

Leia também:

Busca por assunto
Busca por tema

ESPERAMOS SEU CONTATO

Atendimento de segunda à sexta das 9 às 20h e aos sábado das 8 às 12h

Alameda Santos, 122 Cj.303, Jardim Paulista São Paulo-SP

Estacionamento com vallet - acesso pela Rua Leôncio de Carvalho

ATENDIMENTO PARTICULAR / AUXILIAMOS O REEMBOLSO

ATENÇÃO MÉDICA DE ALTA QUALIDADE

AMBIENTE ACOLHEDOR 

LIGUE

 

11 3251 2806

11 3251 2773

11 97562 2033

 

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Tags: ortopedista - clinica ortopedica - clinica de ortopedia - ortopedista sp - ortopedia sao paulo - clínicas ortopédicas em são paulo sp - clinica ortopedia - medico ortopedista - ortopedista particular - ortopedista em sao paulo - ortopedista que atende de sabado - ortopedista sabado - ortopedista na alameda santos - ortopedista no paraiso - ortopedista na paulista - ortopedista av paulista - ortopedia av paulista - ortopedista jardins - ortopedistas nos jardins - ortopedia perto da paulista - clínica de ortopedista próximo à av paulista

 Resp. Técnico: Dr. Jorge Rafael Durigan  CRM 121.245 TEOT 11.585